NOTA*

NOTA DO CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL/ANEL SOBRE O CONSEPE DE 06 DE ABRIL

No final do último semestre, a Reitoria de forma autoritária e antidemocrática aprovou um Novo Regulamento de Graduação que contém uma série de ataques aos direitos dos estudantes, como por exemplo: redução do prazo para trancamento de 2/3 do semestre para 1/3, redução do limite de trancamentos para 1 vez por disciplina, etc., desconsiderando os dados da própria Reitoria que dizem que 40% dos alunos que trancam disciplina, o fazem por razão de trabalho.

Estas medidas são, na verdade, um conjunto de ataques que estão relacionados com o REUNI do Governo Lula, que visa aumentar artificialmente o percentual de aprovação e diminuir a qualquer custo o tempo de permanência dos alunos nas universidades. Para isso, o importante não é investir na expansão com qualidade da educação superior pública, mas sim, por para a fora todos os estudantes que não se enquadrem no perfil que serve aos números do Governo.

Na manhã de terça-feira (06/04), ocorreu reunião do CONSEPE, fórum que pode revogar o Novo Regulamento e resguardar os direitos que os estudantes possuíam até então. No entanto, este fórum foi suspenso sem revogar nem discutir o Novo Regulamento, devido à omissão e à política de colaboração da atual direção do DCE com a Reitoria por um lado, e ao sectarismo da Corrente Proletária Estudantil/POR por outro.

-

AS TRAIÇÕES DA DIREÇÃO DO DCE

Recentemente, o DCE lançou nota responsabilizando o POR e também o C.A. de Serviço Social por mais essa derrota, acusando os estudantes que foram lutar no CONSEPE pela revogação do Novo Regulamento de Graduação de “extremistas e autoritários”.

Na verdade, este é o papel que vem cumprindo a direção do DCE desde o início de sua gestão: aliar-se com a Reitoria para se colocar contra a luta dos estudantes. A direção do DCE não só foi A FAVOR do Novo Regulamento de Graduação, como fez parte de toda a sua elaboração, em conjunto com a Reitoria. Esta tem sido a prática da direção do DCE, que na verdade é co-responsável, junto com a Reitoria, por todos os ataques do Novo Regulamento de Graduação.

Diante da perda de direitos imposta pelo Novo Regulamento, os estudantes iniciaram um processo de mobilização (coisa que não se via há anos na UFRN), por fora do DCE. O C.A. de Serviço Social e a ANEL estiveram presentes e à frente dessas lutas e a mobilização estudantil impôs a realização de assembléias gerais (coisa também que não se via há muito tempo). O DCE esteve completamente omisso nas mobilizações estudantis, se negou a convocar de forma conseqüente os estudantes para as assembléias e diante da manifestação construída no CONSEPE, se colocou mais uma vez contra os estudantes.

O DCE, simplesmente, sem fazer qualquer consulta ou votar em qualquer fórum estudantil, decidiu conciliar com a Reitoria a discussão de um único ponto (a questão do prazo de trancamento), sem sequer ouvir os estudantes para saber se queriam e se havia condições de revogar na luta todo o regulamento. Na verdade, esta foi mais uma manobra do DCE, que negociou pelas costas dos estudantes quando as mobilizações que cresciam sinalizavam que era possível derrotar a política da Reitoria.

O DCE, portanto, não dispõe de nenhuma moral para culpar quem quer que seja – e principalmente os estudantes em luta – pelo ocorrido no CONSEPE, pois se tivesse construído as lutas desde o ano passado, os estudantes não estariam nessa situação. Isto é lamentável, pois o DCE que deveria funcionar como uma entidade superior de construção das lutas dos estudantes, hoje não passa de um organismo falido, que funciona como uma extensão estudantil dos interesses da Reitoria e do Governo.


A IRRESPONSABILIDADE DA CORRENTE PROLETÁRIA ESTUDANTIL/POR

Ao longo das mobilizações em torno da luta contra o Novo Regulamento, o C.A. de Serviço Social e a ANEL encontraram na Corrente Proletária Estudantil/POR um aliado para construir as mobilizações, na medida em que o DCE sempre se negou a construir qualquer luta.

Formamos uma frente de mobilização que passou nas salas de aula e conseguiu reunir um bom número de estudantes para a reunião do CONSEPE, visando pressionar os membros do conselho a rever suas posições e revogar o Novo Regulamento, abrindo uma discussão coletiva e democrática com os estudantes antes de formular qualquer nova proposta. Se existiu algum tipo de mobilização na UFRN, isso ocorreu por conta dessa frente, nunca pelo DCE.

No entanto, durante a sessão desta terça-feira (06/04), a Corrente Proletária Estudantil/POR lançou mão de um método que não havia sido discutido com os estudantes e que não tinha qualquer condição de concretizar com o número de pessoas que ali estavam. O POR fez então, uma ação completamente de vanguarda, descolada e contra a vontade dos estudantes, que terminou acarretando conflitos desnecessários para a ocasião.

O C.A. de Serviço Social e a ANEL têm acordo com qualquer método de luta que garanta os direitos dos estudantes, desde que estes estejam sintonizados com a disposição dos estudantes e com o seu nível de organização. Por esse motivo, não compactuamos e rejeitamos completamente o ato destrutivo e de única responsabilidade do POR, pois esse tipo de ação desconstrói a unidade conquistada nas mobilizações e leva a luta dos estudantes à derrota e à desmoralização.

A LUTA CONTRA O NOVO REGULAMENTO NÃO TERMINOU!

Mesmo diante da traição do DCE e de problemas acarretados pela falta de maturidade política da Corrente Proletária Estudantil/POR, o C.A. de Serviço Social e a ANEL ainda acreditam que é possível construir as lutas para barrar o Novo Regulamento de Graduação.

Nesse sentido, convocamos a todos para a reunião que será realizada nesta quarta-feira (07/04), às 17h30min, no Bloco H do Setor II. Só a organização e a luta do movimento estudantil podem construir a resistência contra os ataques da Reitoria e do Governo Lula!

CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL

Gestão 2009/2010: "Nada Será Como Antes!"

ASSEMBLÉIA NACIONAL DOS ESTUDANTES – LIVRE!

Comentários

Renato disse…
Posso dizer que não vai ser através da violência que vamos conquistar algo, muito menos pela intolerância. Parece que o movimento estudantil está algemado ao POR( mas pergunto: a questão somente é partidária?), se o DCE foi passível de não consultar os estudantes na tomadas de decisões, devemos ter a mesma medida para o POR ou qualquer outra entidade, que também não está livre desta infelicidade - como aconteceu na terça-feira:o improviso e arbitrariedade - achei um desrespeito aos estudantes. E quem vai querer aderir a uma luta de agressões morais e físicas? Senti-me falido por minha presença não ter significado nada ali e ver que o foco da "luta" aparenta ter falido também: o bem-estar dos estudantes. Serenidade é o segredo!!!
Jodinaldo disse…
Nós estivemos nessa luta contra o novo regulamento desde as férias. Colocamos nossas posições em notas públicas, denunciamos o CONSEPE, os conselheiros e o DCE. Esse regulamento é violento e antidemocratico, os professores são autoritários e anti-estudante, o CONSEPE é antidemocrático, burocratico e não pode legislar sobre a UFRN. Nós temos conciência do que fizemos, acertamos. O método estava correto. A resposta que nós demos a reitoria foi o da ação direta, mostramos o que poucos estudantes podem fazer, a ação repercutiu. Existe na UFRN uma corrente que luta, que se politiza mais e mais e que se prepara para novos enfrentamentos. Saimos de tudo isso mais fortalecidos, convictos de que nossas reivindicações são conquistadas com os bloqueios, piquetes, ocupações, passeatas, enfrentamentos etc.
Jodinaldo disse…
O problema está na mentalidade pequeno-burguesa dessas outras correntes políticas. Preferem fazer a política da boa vizinhança, da paz e amor, da conciliação, do acordo e do diálogo. Tudo isso porque estão pressionados pela opinião pública e, acima de tudo, pela questão eleitoral. Na prática, o PSTU, por exemplo, se une a reitoria, ao PT e aos estudantes da direita para atacar a Corrente Proletária Estudantil porque foi a única que teve coragem de enfrentar a burocracia, as outras foram covardes, todas elas. Nós mobilizamos o setor II no dia 06 de abril, saimos com 25 estudantes debaixo de chuva e garantimos a atividade, mantivemos a Frente de Mobilização Estudantil depois do racha encabeçado pelo PSTU e conseguimos fazer uma panfletagem com 3.000 notas denunciando a reitoria. Essas outras correntes se apegaram ao fato de termos fechado as portas do CONSEPE para nos atacar, mas sabem quem realmente está lutando nessa universidade.
Jodinaldo disse…
Qual foi o papel do PSTU/ANEL na direção do DCE? Aqui entre nós, o PSTU também estava na direção do DCE e qual foi a luta que organizou durante o ano de 2009?
Anônimo disse…
Jodinaldo vc está no blog errado.. esse é o blog do CENTRO ACADEMICO DE SERVIÇO SOCIAL ... vc tem que procurar o do PSTU, é só jogar no google.
Anônimo disse…
Não sei nem porque vou te responder, já que usar do anonimato para dar uma resposta é uma demonstração de covardia. O problema, meu amig@, é que o PSTU/ANEL dá as cartas do jogo no C.A de Serviço Social, tanto é, que estão atrelados a entidade do PSTU, a ANEL.
Jodinaldo disse…
Não sei nem porque vou te responder, já que usar do anonimato para dar uma resposta é uma demonstração de covardia. O problema, meu amig@, é que o PSTU/ANEL dá as cartas do jogo no C.A de Serviço Social, tanto é, que estão atrelados a entidade do PSTU, a ANEL.
Raquel disse…
Caríssimo Jodinaldo, eu tbm nem sei pq vou te responder, já que imagino que fazer uma discussão através de um blog seja algo sem fundamento, sugiro que se suas críticas são direcionadas à integrantes do PSTU que os procure diretamente ao invés de sair pintando o CASS e dando a este uma denominação partidária. Até pq, até onde eu sei, apenas um integrante deste é militante do PSTU. No mais, imagino que vc tenha coisas mais importantes a fazer do que ficar utilizando-se desse meio para fazer as suas acusações partidárias, né?! Porque aí faço como o companheir@ em anônim@: procura o blog do PSTU.

Saudações
Unknown disse…
Concordo plenamente com a Raquel. Fazemos parte do Centro Acadêmico de Serviço Social, se dentro desta gestão existe UM participante do PSTU, não vejo problemoa, afinal, todos somos livres para nos filiarmos e militarmos pelo pertido que bem entendermos, mas não fique querendo colocar o C.A.S.S como algo do PSTU, porque essa é um representação dos estudantes do curso de Serviço Social. E para faciltar sua vida, olha só o que encontrei no Google: http://www.pstu.org.br/blog.asp

Saudações
Unknown disse…
Jodinaldo, a política de vocês é tão irresponsável que mesmo depois de dizerem que erraram, como disseram na reunião da Frente, agora dizem que acertaram. Estão perdidos, não sabem sequer o balanço que fazem. Nós sabemos. Sabemos que vocês foram irresponsáveis e que grande parte dos estudantes repudiaram a atitude de vocês. Agora, colocar todas as entidades que os fazem críticas numa vala só não só é desonesto como mentiroso. O DCE e a Reitoria criticam vocês por que são contra a luta. Nós criticamos porque somos contra a falsa radicalidade pregada pelo POR, que se dizem leninistas, mas agem como charlatães, arrotando "piquetes" descolados da base, contra a vontade dos estudantes. Isso é irresponsabilidade, vanguardismo. Aprendam primeiro a convencer os estudantes a lutar, para que em última instância a sua luta não se torne uma luta contra os estudantes, que é o que está se tornando, já que você diz que todos os que se colocaram contra eram covardes. Se você não compreende que os métodos de lutas só avançam ao mesmo tempo que avanaça a consciência, não está pronto para ajudar os estudantes a avançarem. Vocês como leninstas e trotskistas são uma vergonha, tiram política para as massas levando em consideração a consciência da vanguarda, o programa máximo e não o programa de transição. Como diria Trotsky, vocês não têm a menor chance de sucesso.
morphomenelaus disse…
ME CHAMAR DE COVARDE É SACANAGEM
KKKKKKKKKKKK
PRAZER, ANALICE BARRETO. Como vc cometeu O MESMO ERRO Q EU, eu nao sei usar o blog e nao soube logar o meu nome ;) aff sei nem pq eu to tentando responder a vc, se faz meses que a gente tenta enfiar na sua cabeça a diferença entre ca e pstu, até parece q vc vai entender isso!
Jodinaldo disse…
Bárbara, muito pelo contrário, a política de vocês (PSTU) é que foi de fato irresponsável. Por que você, como umas das coordenadoras do DCE, permitiu que um regulamento desses fosse aprovado? Vai dizer também que não estava ciente, uma vez que a pró-reitora disse que o DCE estava sabendo desse novo regulamento desde abril de 2009? Ou você prefere dizer que foi ''pega de surpresa'' tirando um cochilo enquanto o CONSEPE atacava os estudantes? Não vale se esquivar dessa pergunta, eu quero saber a sua resposta!
Jodinaldo disse…
Bárbara, a nota de vocês é tão mentirosa e irresponsável que, sobre a reunião do CONSEPE, diz: '' No entanto, este fórum foi suspenso sem revogar nem discutir o novo regulamento, devido a omissão e a política de colaboração da atual direção do DCE por um lado, e ao sectarismo da Corrente Proletária/POR por outro''. Ora, para quê tanta calúnia? Na reunião do CONSEPE tinha duas pautas, uma se tratava do novo regulamento, que era a última pauta, nós exigimos que ela fosse discutida primeiro e assim o foi. O problema a atitude truculenta da presidenta do CONSEPE, que cortou microfone dos estudantes, consedeu apenas quatro inscrições para 43 estudantes, suspendeu a reunião e saiu correndo da sala. A Corrente Proletária Estudantil assume toda responsabilidade política pelo fechamento da porta. Contraditoriamente, não foi a porta que provocou o cancelamento da reunião do CONSEPE, pois o ocorrido foi após a decisão da presidenta de cancelar a reunião. Mas vocês (PSTU) não se importam em caluniar, esse é o método anti-trotskista do PSTU. Na prática, a nota de vocês é semelhante a do DCE, que aliás, você critica mas não se coloca enquanto direção. E tem mais, você sabe qual foi a postura tomada na Frente de Mobilização Estudantil, da qual você fazia parte e concordou. Se tivessem muitos estudantes, exigiriamos a revogação do regulamento, se tivessem poucos impediriamos a reunião do CONSEPE, assim nós fizemos. Os incidentes posteriores são de responsabilidade da presidenta, que foi atidemocratica e truculenta e da direção do DCE que serviu como tropa de choque da reitoria querendo abrir a porta a força.
Vocês fazem coro com o DCE e o CONSEPE para nos atacar porque estão motivados pelos mesmos interesses eleitorais. A prova de que o nosso método estava correto foi o fato da reitoria ter recuado e consedido os dois terços de volta do período letivo para efetuar o trancamento em disciplinas, isso foi o resultado da pressão que fizemos no CONSEPE.
Jodinaldo disse…
Bárbara, aqui entre nós, você diz que somos tão ''charlatões'' mas não precisamos viver agarrados nas tetas de uma entidade para dirigir e organizar a luta. Vocês (PSTU) são tão fracassados de um jeito, que para organizar a luta precisam usar o nome do CA de Serviço Social e da direção do DCE. Grande parte das atividades são executadas pelas coordenadoras do Centro e não por vocês (PSTU). Nós (Corrente Proletária Estudantil/POR) não precisamos nos esconder atrás da sombra de uma entidade para organizar a luta, porque temos militantes aguerridos e com disposição. Essa é a qualidade dos militantes que temos e que estamos preparando. Ao contrário disso, a sobrevivência de vocês, aqui e em qualquer lugar, depende do apego aos aparelhos, essa é a diferença crucial entre nós e vocês!
Micaela Costa disse…
Prezado Jodinaldo,

Gostaria de lhe informar que caso você queira discutir sobre as propostas/ações/etc do seu partido com Bárbara, favor se dirigir a mesma e não ficar utilizando este espaço.

Eu, como estudante, NÃO tenho o MÍNIMO interesse em saber sobre suas discordâncias com ela ou o partido que ela está.

Espero que compreenda.
Saudações de Luta.