Nota aos Calouros e Calouras

A primeira parte da Recepção aos calouros e calouras de Serviço Social foi realizada com uma breve apresentação de uma nota elaborada pelo C.A.S.S. para tratar sobre o Movimento Estudantil, conforme pode-se observar abaixo:

Calouros e calouras,

Recebam do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFRN, os parabéns pela aprovação no vestibular e as boas-vindas à Universidade. Nesse momento - que sabemos ser de muita felicidade - gostaríamos de fazer algumas reflexões com vocês no sentido de esclarecer e apresentar pontos que julgamos importantes.

O que é Movimento Estudantil?

Movimento Estudantil é um Movimento Social que tem como protagonistas os próprios estudantes. Historicamente o Movimento Estudantil promoveu lutas que garantiram direitos que hoje usufruímos como a meia-entrada, meia-passagem, entre outros. No âmbito Universitário, cabe às entidades como o DCE e os Centros Acadêmicos serem uma ferramenta dos estudantes na construção de uma Universidade pública, laica, presencial e de qualidade, sempre.

O que é DCE?
DCE – Diretório Central dos Estudantes – é a entidade máxima de representação estudantil dentro de uma Universidade. O DCE representa todos os estudantes, e sua gestão é eleita anualmente também pelos próprios estudantes da Universidade. O DCE deve defender nossos interesses, sempre nos representando democraticamente e de forma clara, e nunca defendendo interesses contrários aos dos estudantes.

O que é um Centro Acadêmico?

O Centro Acadêmico é uma entidade do Movimento Estudantil que tem a finalidade de representar os estudantes de seus respectivos cursos, lutando por melhorias na qualidade de ensino e pelas necessidades dos estudantes. O trabalho do Centro Acadêmico dentro da Universidade é de fundamental importância já que ele é responsável pela organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, etc., como também pelo encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; organizando os estudantes para lutar em defesa de interesses coletivos dentro e fora da Universidade, entre outros.

Como está o Movimento Estudantil na UFRN?

Nós do Centro Acadêmico de Serviço Social (C.A.S.S.) consideramos que o M.E. da UFRN, nos últimos anos, vem perdendo forças e os desafios só estão aumentando, o que nos exige persistência e disposição. Os problemas que hoje estão postos são infra-estruturais como falta de conforto nas salas de aula, lixo jogado pelo campus, transporte interno (circular) de péssima qualidade, Restaurante Universitário e Biblioteca com espaço insuficiente para os alunos, corpo docente desproporcional ao número de alunos (o que gera uma sobrecarga nos professores), entre outros. Mesmo diante desse quadro não se viu nos últimos anos nenhuma grande luta e por conseqüência, nenhuma vitória. E tudo isso tende a se agravar nos próximos anos, já que o REUNI* foi aprovado na UFRN, inclusive com o voto favorável do DCE, sem nenhuma grande discussão com os estudantes. O C.A.S.S. – que é contra esse projeto por considerá-lo um elemento de sucateamento da Universidade - ressalta a importância dos estudantes participarem constantemente das lutas que são travadas em defesa de uma Universidade publica e de qualidade.

Comentários