Ato Público contra o aumento da passagem de ônibus e a falta de Circular.

Estudantes da UFRN exigem melhorias no serviço do Circular
Emanuel AmaralTRANSPORTE - Com cartazes estudantes protestaram contra qualidade do serviço
19/03/2009 - Tribuna do Norte

Paradas descobertas, ônibus lotados e espera, muita espera. Estas são características do serviço do ônibus circular que é utilizado por estudantes universitários diariamente. Os alunos da UFRN se reuniram na manhã de ontem para promover um ato pacífico reivindicando o aumento na frota do circular para a comunidade universitária. Cerca de 100 estudantes participaram da assembleia na Reitoria. De lá, os alunos foram até a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU).

Por aproximadamente três horas os estudantes estiveram em frente à STTU e 15 deles se reuniram com o secretário titular Kelps Lima. O secretário adjunto de Transporte Público, Sílvio da Rocha Medeiros, frisa que os alunos não tinham conhecimento da intenção da secretaria em ampliar a frota atual, formada por quatro ônibus, para seis. Os ônibus realizam 120 viagens por dia, de segunda a sexta e aos sábados apenas dois ônibus funcionam até o meio dia.

Segundo Sílvio, falta definir se os dois ônibus adicionais serão de companhias urbanas ou interurbanas, uma vez que 30% dos estudantes da Universidade utilizam a rede intermunicipal e atualmente, os quatro circulares são de companhias urbanas. Ele esclarece ainda que não há o valor a ser investido nesta ampliação e explica que quem paga por este serviço, gratuito aos alunos, é o próprio sistema de ônibus urbanos, entretanto, o secretário diz desconhecer o valor do serviço.

Enquanto a ampliação não é efetivada os alunos reivindicam mudanças. O presidente do Centro Acadêmico de História, Henrique Rodrigues, 28 anos, relata que não há regularidade nos horários dos ônibus e que o serviço não é satisfatório. “O circular é insuficiente para dar conta de todo mundo. Sempre está lotado e durante o dia é muito quente. É uma situação de extremo desconforto”, afirma Henrique. Ele fala ainda que é necessário rever a sinalização das pistas da UFRN, visto que o campus está se tornando uma via para desafogar o trânsito na BR.

Wilson Silva, 23 anos é estudante do cursinho da UFRN e esclarece que outra reivindicação dos estudantes é contra o possível aumento no valor das passagens, previsto para junho. Segundo o secretário adjunto de Transporte Público, a STTU mantem a intenção do aumento mas garante que ainda não está definido o novo valor. O estudante de odontologia Artur Leite, 19 anos, fala que para ele o problema maior é a lotação de manhã cedo e diz ter medo de andar quando há muitas pessoas no ônibus. “Se acontece um acidente, como vai ser com tanta gente dentro?”, questiona. Outro aluno, Francilberto Diego, 21 anos, lembra que a universidade ampliou o número de vagas e a infra-estrutura deve acompanhar esta expansão.

Os estudantes asseguram que alguns horários são críticos, como de manhã, por volta das 6h30, e à noite, próximo às 19h. Nestes dois horários, que marcam o início do turno matutino e noturno, os alunos se aglomeram na parada do shopping Via Direta na tentativa de conseguir uma vaga no primeiro circular que estacionar.

Com o intuito de discutir amplamente o assunto, estudantes universitários e representantes da STTU marcaram uma reunião para o dia 26 de março, às 15h. Nesta reunião, serão discutidos todos os assuntos referentes ao transporte no campus.

Alunos ironizam deficiências da linha

Com cartazes que criticavam e ironizavam as deficiências da linha de ônibus circular do Campus da UFRN, estudantes manisfestaram sua indignação na manhã de ontem na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), na Ribeira. Cerca de 50 alunos se aglomeraram para protestar contra as más condições do transporte que atende o entorno da universidade.

Acompanhados por um carro e usando nariz de palhaço os estudantes promoveram um apitaço pacífico do lado de fora da STTU. A superlotação e a demora dos ônibus circulares que fazem o percurso no entorno do Campus foram os principais alvos das críticas dos estudantes. Frases como “Nós rompemos a lei da física, dois corpos ocupam o mesmo lugar no espaço” e “Perdi prova, culpa do circular” ironizavam as deficiências do transporte.

Devidamente a caráter com seu nariz de palhaço, a estudante do curso de Serviço Social, Cíntia Rejane, mostrou indignação com a situação do circular. “É uma lata de atum. Às vezes é necessário que as portas fiquem abertas por causa da lotação, e além disso, a demora é um absurdo. Se não pegar, perde prova”.
Fonte: Tribuna do Norte

O C.A.S.S. agradece a tod@s @s estudantes de Serviço Social que participaram tanto da Assembléia quanto do Ato Público. Aguardamos a presença de tod@s na reunião com o Scretário Kelps, às 15h, lá na UFRN, no dia 26 de março(quinta-feira).

Comentários

Lígia Moreira disse…
Adorei o Blog!
Sou caloura do 2º semestre, e gostaria de saber se poderia/como participar de algumas dessas atividades relacionadas quando ingressar na UFRN...
Anônimo disse…
Você não só pode como deve participar, Lígia. E de preferência a partir desse semestre mesmo.