13 de dezembro - dia do FORRÓ!



Não se sabe ao certo a origem da palavra que deu origem a essa palavra: FORRÓ. De acordo com pesquisadores o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
-
Segundo alguns historiadores o nome Forró era usado só para designar o local onde aconteciam os bailes e só mais tarde foi caracterizado como estilo musical, derivado do Baião. Forró também é redução de "forrobodó" , que por sua vez quer dizer: arrasta-pé, farra, troça, confusão, desordem, rolo.

Uma outra definição da palavra Forró provém da expressão inglesa For All, que significa para todos. Acredita-se que os ingleses ofereciam festas aos operários que trabalhavam na construção das estradas de ferro da região Nordeste e os convidavam utilizando esse termo. Um outro significado para a origem da palavra forró é a de significar um baile comum, sem etiqueta, denominada pelo povo de "Forrobodó", e, que, com o passar do tempo, por ser mais fácil pronunciar, acabou virando "forró".
-
O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. Uma típica banda de forró é composta: sanfoneiro, zabumba e triângulo.
-
O mais importante divulgador do forró foi o músico Luiz Gonzaga, pernambucano. Luiz Gonzaga morreu em 1989, mas deixou imortalizado o forró, assim como o Baião. Na definição de Luiz Gonzaga, Forró é baile de ponta de rua, dentro da zona boêmia, de letra provocante e geralmente insultuosa, contando proezas e valentias.
-
A primeira gravação em disco, cujo título evidenciava a palavra Forró, como local de dança foi em 1949, por Luiz Gonzaga. Gonzaga gravou o Baião intitulado "Forró de Mané Vito", dele em parceria com Zé Dantas, que mostravam muitas das características dos forrós.
-
No dia 13 de Dezembro é comemorado o Dia Nacional do forró, data esta definida pelo fato de se comemorar o aniversário de Luiz Gonzaga que nasceu em 13 de Dezembro de 1912. Foi instituída pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de setembro de 2005, e que teve origem no Projeto de Lei nº 4265/2001, de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP).
-
Embora seja considerada uma dança tipicamente nordestina o Forró tem se espalhado por todo Brasil. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.
-
E pra comemorar esse ritmo bonito, que caracteriza e resume nosso povo nordestino, um forró desses de fazê o caboco perdê o juízo!






Micaela Costa ~*
Coordenação de Arte e Cultura
Centro Acadmêmico de Serviço Social - UFRN
Gestão 2009/2010: "Nada Será Como Antes!"

Comentários