Balanço das Eleições do Departamento de Serviço Social

No dia 05 de Outubro de 2009 aconteceram as eleições para Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Serviço Social da UFRN. O processo eleitoral despertou a curiosidade e o interesse dos estudantes, já que o Departamento carrega consigo a responsabilidade sobre muitas coisas que afetam a qualidade do nosso ensino no dia-a-dia e já que nós estudantes, embora sejamos maioria no curso, representemos apenas 15% do peso do processo eleitoral.

Com duas chapas inscritas as eleições se deram de forma conturbada, havendo por parte de ambas as chapas e seus respectivos apoiadores, descontrole e falta de respeito, chegando ao ponto de no último debate entre chapas quase haver agressão física.

Na manhã do dia das eleições recebemos a notícia de que a Chapa 1 havia sido impugnada (ou seja, retirada do processo eleitoral), já que a sua candidata a Vice-Chefe, a professora Íris Maria, já havia ocupado a Chefia do Departamento por duas vezes consecutivas e não poderia concorrer a uma terceira vez, segundo o Regimento da Universidade. Sendo assim concorreu ao pleito apenas a Chapa 2.

Embora tenha tido a maioria dos votos válidos em quantidade, quando se fez o cálculo da proporção utilizada pela Universidade em eleições internas em que o voto dos professores vale 70% dos votos, e os dos estudantes e funcionários valem 15% cada, a Comissão Eleitoral entendeu que houve mais votos nulos do que válidos e decidiu-se pela abertura de um novo processo eleitoral. Não satisfeita com esse resultado a Chapa 2 entrou na Justiça para recorrer dessa decisão e ser empossada.

Havendo polêmica entre os estudantes sobre o que deveria acontecer, o Centro Acadêmico de Serviço Social, que também havia acabado de passar por seu processo eleitoral, convocou uma Assembléia Geral dos estudantes de Serviço Social no dia 01 de dezembro de 2009 para tirarmos um posicionamento coletivo sobre o assunto. Na Assembléia dois posicionamentos foram defendidos: o de que se deveria empossar a Chapa 2 por entendê-la como vencedora do processo eleitoral já que teve maior quantidade de votos e o de que se deveria fazer um novo processo eleitoral por entender que esse processo não foi claro o suficiente e que deixou dúvidas sobre sua legitimidade. A maioria dos estudantes presentes posicionou-se por um novo processo eleitoral mais claro.

Sendo assim, mesmo não havendo consenso dentro da Coordenação do C.A.S.S. queremos expressar o nosso posicionamento coletivo em defesa de um novo processo eleitoral, provando aos estudantes que respeitamos suas decisões, pois somos seus representantes e só a vocês devemos subordinação.

Nesse sentido também expressar que queremos uma Gestão de Departamento que tenha como perspectiva a construção de uma Universidade Pública e de qualidade, colocando-se contra o Projeto de Reforma Universitária do Governo Lula, uma Gestão de Departamento que seja democrática e defenda paridade nas Eleições (33% para cada segmento) e o fundamental, que siga firme na defesa de nosso tão caro Projeto Ético-Político e na construção de uma sociedade justa e igualitária.


Centro Acadêmico de Serviço Social - UFRN
Gestão 2009/2010: "Nada Será Como Antes!"

Comentários