NOTA

NOTA DO CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRN SOBRE O XXXIII ERESS/2010 REGIÃO II


No último Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social da Região II (PB, RN, PE, CE) foi deliberado que a próxima escola a sediar o Encontro seria a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde então a escola sede encontrou vários desafios, dentre eles o principal foi a saída de vários coordenadores da Gestão do Centro Acadêmico que assumiu o compromisso de sediar o Encontro, fazendo com que o Centro Acadêmico ficasse estagnado no que se refere a todas as suas atividades, inclusive na construção do ERESS.
-
Diante dessa situação nós, que hoje somos Coordenadores (as) do CASS-UFRN, só pegamos a tarefa de construir o Encontro quando fomos eleitos no final do mês de outubro de 2009. Desde esse período, mesmo tendo sido eleitos ao final do semestre letivo, trabalhamos durante as férias (Dez/Jan/Fev) para garantir a construção qualitativa do evento.
-
Na Comissão Organizadora foram divididas três Comissões: a de Produção, com responsabilidade de garantir os palestrantes, bolsas, etc.; a de Finanças, com responsabilidade de fazer a campanha financeira; e a de Infraestrutura, com responsabilidade de conseguir o local, segurança, enfermaria, etc. O primeiro passo da Comissão de Infraestrutura foi conseguir o local para realizar as plenárias e alojar os estudantes, pois esse era fundamental para o cumprimento das demais tarefas.
-
A primeira tentativa foi buscar o espaço na própria universidade. E o primeiro desafio também estava aqui. O único local que tinha a capacidade de receber o encontro eram os ginásios de esportes do Departamento de Educação Física – DEF, visitamos os ginásios para ver as condições físicas dos espaços e em seguida entramos em contato com o chefe do departamento (início de dezembro) que nos indicou facilidade para a liberação dos espaços, mas pediu para que aguardássemos até fevereiro, quando obteríamos a confirmação, que dependia apenas de questões burocráticas. Em fevereiro recebemos a informação que o espaço entraria em reforma no mês de março, o que impediria de realizar um encontro no mês de abril. A partir daí a comissão de infraestrutura se desdobrou para conseguir um novo espaço, tentamos outros espaços dentro da própria universidade, além de espaços como escolas públicas, escola de formação religiosa, IFRN, centro de convenções, etc. Contudo, a impossibilidades desses locais envolviam questões de data, de espaço ou de valor financeiro. O ambiente que atendia melhor às nossas necessidades era o CAIC (Centro de Atenção Integrada à Criança) e nos empenhamos arduamente para conseguir esse local.
-
Hoje, 16 de março de 2010, a pouco mais de um mês do encontro, ainda não obtivemos respostas concretas sobre a liberação do CAIC, apesar de a própria Secretaria de Educação ter nos autorizado a realizar o encontro lá. Tendo em vista que para a organização dos estudantes que pretendem vir ao Encontro, que para a liberação do valor do encontro, bem como para a realização de todas as outras tarefas das comissões organizadoras, é necessário a certeza de um local, o Centro Acadêmico de Serviço Social da UFRN /Comissão organizadora do ERESS através desta informa a todos os estudantes e entidades da região das nossas dificuldades e preocupações com a construção de um Encontro regional de qualidade. Colocamos que qualquer outra escola que tenha a possibilidade de sediar o encontro, a essa altura do campeonato, contará com todo o nosso apoio político/financeiro/organizativo. Essa para nós é a atitude mais responsável para a situação, tendo em vista que a data do encontro se aproxima e ainda não temos nenhuma informação concreta, pois estas dependem do local. Caso nenhuma escola tenha condições, propomos então que a data do ERESS seja revista, pois essa seria a única forma de tentar garantir o encontro em Natal.
-
Convocamos todos os estudantes de serviço social e entidades de base, a ABEPSS discente, bem como a nossa executiva (ENESSO – coordenação nacional e regional), para uma reunião online no dia 18 de março de 2010, às 22h. Onde os estudantes e entidades teriam a oportunidades de responder a essa nota e discutir alternativas coletivamente.
-
raquelgmelo@hotmai.com / projetopixote@hotmai.com

-
Centro Acadêmico de Serviço Social da UFRN
Gestão 2009/2010 - “Nada será como antes”

Comentários

Sheila disse…
Olá galera da UFRN...

Estou vendo que vocês estão com dificuldade para conseguir um local para o encontro...É uma pena não poder ser na própria UFRN como já foi em encontros passados... Realmente não é fácil, mas estou torcendo para que tudo dê certo... e que vocês consigam superar essas dificuldades...

Abraço a todos...