CONSEPE NA TERÇA-FEIRA: VAMOS!



O NOVO REGULAMENTO ATACA OS ESTUDANTES TRABALHADORES


O novo Regulamento de Graduação é uma adaptação ao programa REUNI. O objetivo é cumprir a meta estabelecida pelo Governo, a que a Reitoria se submete, de aprovação de 95% dos estudantes matriculados. Querem acabar com a rotatividade de estudantes na UFRN para aumentar cada vez mais o percentual de estudantes sem aumentar a estrutura física, a contratação de professores e funcionários na mesma proporção.
-
O REUNI está causando salas superlotadas, a Biblioteca abarrotada de gente agora tem cadeiras, mas os ventiladores estão quebrados, os livros não são suficientes para todos, o Restaurante Universitário (RU) está fechado, a frota do circular não acompanha o crescimento de estudantes ingressos na UFRN, as filas das copiadoras (xerox) estão colossais, etc. e agora tem o novo Regulamento da Graduação.
-
O novo Regulamento, dentre tantas restrições, diminuiu o tempo de trancamento da disciplina (antes era até o fim da segunda unidade, agora é ate o fim da primeira), estabeleceu o início das aulas noturnas para 18h45m, indiferente ao horário de trabalho dos estudantes, abriu a possibilidade de jubilar (expulsar) o estudante da UFRN que trancar ou for reprovado em todas as disciplinas, dificulta o trancamento de programa (curso), inclusive por anos seguidos, e excluiu as razões por trabalho como justificativas para o trancamento. Segundo os dados mais recentes da própria Reitoria da UFRN, 40% dos estudantes que trancam disciplina são motivados por razões de trabalho – é de longe o maior índice, pois o segundo motivo alcança 19%. É por isso que afirmamos que no novo regulamento ataca os estudantes trabalhadores.
-
Vários estudantes vêm se reunindo desde as férias tentando organizar uma resistência a todos esses ataques. Infelizmente não pudemos contar com a Direção do DCE (Diretório Central dos Estudantes) que além de não mobilizar os estudantes boicotou a comissão que se formou para organizar uma Assembléia Geral de Estudantes.
-
Por isso convocamos a todos os estudantes que não aceitam o novo Regulamento e que se opõem à expansão descontrolada da Universidade a organizarem conosco uma resistência e luta pela qualidade da Educação.

-
Centro Acadêmico de Serviço Social - UFRN
Gestão 2009/2010: "Nada Será Como Antes!"

Comentários