Mas todo dia é dia do trabalhador!


Primeiro de maio, Dia Mundial do Trabalhador. Segundo o DIEESE, o salário mínimo necessário para o/a trabalhador/a brasileiro/a deveria ser de R$ 2.003,30, quase quatro vezes maior que o atual (R$510,00). De acordo com o IBGE, 13% da População Economicamente Ativa (PEA) do país está desempregada, e o trabalho precário atinge 47,9% da PEA brasileira.

Estes e outros dados estão presentes nesta edição do CFESS Manifesta, que além de destacar alguns fatos sobre a realidade do trabalho no Brasil, convida a categoria de assistentes sociais a se incorporar às lutas da classe trabalhadora.

"No nosso trabalho cotidiano é preciso cada vez mais que reafirmemos o fortalecimento dos espaços coletivos, a defesa da democracia radical, a ampliação do acesso às políticas sociais com qualidade, a defesa dos direitos humanos, a democratização dos recursos públicos, dentre tantas outras lutas. É preciso ousadia para continuar acreditando na construção coletiva e de uma sociedade que tenha como direção a emancipação humana", afirmam Marinete Cordeiro Moreira e Marcelo Sitcovsky, conselheiros do CFESS.

O CFESS Manifesta aborda também as ações do Conjunto CFESS-CRESS em defesa de condições éticas e técnicas para o exercício profissional do/a assistente social e apresenta um breve resgate histórico da origem do 1º de maio.





Centro Acadêmico de Serviço Social - UFRN
Gestão 2009/2010: "Nada Será Como Antes!"

Comentários