I Encontro Internacional de Estudos Sobre a América Latina



O I Encontro tem a perspectiva de aproximar pesquisadores, professores e alunos que se dedicam a pesquisas e estudos, acerca da formação e desenvolvimento sócio-histórico, econômico, político e cultural da América Latina, especialmente com o objetivo de organizar as produções em torno da defesa dos processos emancipatórios desencadeados no continente. As transformações sócio-políticas registradas na América Latina nos últimos anos apontam para o crescimento do movimento das massas populares, tendo em vista a ascensão de governos de centro-esquerda, em meio a contradições importantes com a emergência do neoliberalismo. Assim, a realização desse evento é fundamental para reunir os esforços que apontam na direção da América Latina como eixo de pesquisa. A parceria entre os Departamentos de Serviço Social/Programa de Pós-Graduação expressa o empenho em iniciar e aprofundar estudos sobre o continente latino-americano.

O Encontro tem a pretensão de se constituir em um espaço para a reflexão e o debate em torno das pesquisas que se dedicam a investigar a América Latina. Especialmente porque além das Conferências, contará com mini-cursos voltados aos pós-graduandos das áreas que multidisciplinarmente organizam o evento. Dessa forma, além da interlocução internacional, contribuirá para o intercâmbio de diversas áreas de conhecimento. O Encontro servirá também de subsídio para alunos do Mestrado e Doutorado, que estão desenvolvendo suas dissertações e teses sobre temas que têm relação direta com os assuntos que serão tratados no Encontro. Prevê-se ainda, na programação do Encontro, um momento para a criação de um núcleo que possa ampliar e organizar pesquisas em comum e futuros eventos.

A programação do evento inclui mesas-redondas, apresentação de trabalhos e, ainda, minicursos voltados aos pós-graduandos das áreas organizadoras das atividades. Terá também a participação de convidados como Pablo Stefanoni (Bolívia), Lúcio F. Olivier Costilla (UNAM – México), Atílio Borón (UBA), Carlos Montaño (UFRJ), Gonzalo Rojas (UFCG), Renato Kilp (UFCG), Carina Moljo (UFJF), Silvana Mara (UFRN), Gabriel Vitullo (UFRN) e Sebastião Vargas (UFRN).




Centro Acadêmico de Serviço Social - UFRN
Gestão 2009/2010: "Nada Será Como Antes!"

Comentários