DIA 15 DE SETEMBRO É DIA DE LUTA DOS BOLSISTAS!



        




Quem já foi ou é bolsista sabe da exploração que sofrem os estudantes que necessitam de exercer um trabalho remunerado para complementar a renda.
         Os chamados bolsistas de apoio técnico, que na verdade exercem o trabalho de um funcionário, só que mal remunerado, ao invés de apoiarem a atividade de um servidor técnico-administrativo, ocupam o lugar dele, tendo tantas responsabilidades e cobranças, como se fossem um funcionário da Universidade.
Além de todos os abusos já sofridos, recentemente alguns estudantes se queixaram de que estava tendo corte de ponto para os bolsistas, principalmente do Hospital Universitário. Os estudantes que chegassem atrasados, ou que por ventura faltassem, tinham o valor de sua bolsa reduzida de 40h, para 30h, ou de 30h para 20h.
            A assistência ao estudante carente na UFRN é uma vergonha. O Restaurante Universitário está fechado há 10 meses e não há previsão para abrir, as Residências continuam insuficientes embora o número de alunos cresça cada vez mais, os livros da biblioteca não suprem a demanda e todos nós temos despesas com as fotocópias para estudar.
         A realidade é que os bolsistas são uma maneira que encontraram de economizar despesas e falsificar uma idéia de assistência estudantil. Embora não haja bolsas suficientes para todos os que precisam, os que têm somam um montante capaz de paralisar os serviços da Universidade se cruzarem os braços. E é isso que vai acontecer.
         O Diretório Central dos Estudantes (DCE) em parceria com vários Centros Acadêmicos, inclusive o de Serviço Social, está organizando o dia de paralisação contra o corte de ponto dos bolsistas e pela criação de um Regulamento dos Bolsistas que os encare como estudantes e não como servidores.
         Além disso, este também é o momento de exigir aumento na quantidade e no valor das bolsas entre outras coisas!  Convocamos todos os estudantes bolsistas a paralisarem no dia 15/09!

Convocamos todos os estudantes bolsistas a paralisarem no dia 15/09 às 9:30m no Centro de Convivência, em seguida seguiremos em marcha até a reitoria onde entregaremos nossa pauta de reivindicação. 

- Pelo cumprimento da resolução de 12h semanais – SEM REDUÇÃO DA BOLSA;
- Por uma orientação pedagógica em todas as funções!
- Pela garantia da lei de estagio (férias e vale transporte)!
- Por uma política de estágio que complemente nossa formação e não se resuma a política de precarização do trabalho e exploração.



Centro Acadêmico de Serviço Social - UFRN
Gestão 2009/2010: "Nada Será Como Antes!"

Comentários