ABAIXO A PERSEGUIÇÃO! NÃO VAMOS ACEITAR VIOLÊNCIA! - Nota do Sindsaúde de São Gonçalo (para divulgar)
ABAIXO A PERSEGUIÇÃO! NÃO VAMOS ACEITAR VIOLÊNCIA! NÃO A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!
Intimidação e ameaças já se tornaram marcas da administração do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR). Por meio de seus cargos comissionados, a Prefeitura vem perseguindo trabalhadores e agredindo até sindicalistas. No último dia 11, a enfermeira e diretora do Núcleo do Sindsaúde no município Simone Dutra foi intimidada e chamada de “vagabunda” pelo gerente da Unidade de Saúde de Jardim Lola, Jean Queiroz. A diretora do sindicato sofreu a agressão enquanto tentava realizar uma reunião com trabalhadores da unidade. O objetivo do abuso era impedir a reunião do sindicato com os servidores. Logo após a intimidação, Simone Dutra foi até a delegacia de polícia de São Gonçalo, onde registrou um boletim de ocorrência por ameaça e difamação.
O gerente Jean Queiroz já acumula várias denúncias de assédio moral. Ele foi responsável pela transferência da servidora Dalva Lúcia, quando mentiu sobre falsos maus tratos praticados pela funcionária. As acusações contra Dalva Lúcia nunca foram provadas e ela não pode se defender. Outras servidoras também já relataram vários casos de assédio moral. As técnicas de enfermagem da unidade, por exemplo, são obrigadas a ficar na farmácia do posto, acumulando responsabilidades que não são delas. Elas também reclamam da agressividade do gerente, que constantemente evita falar com as funcionárias.
Apadrinhado do vereador Geraldo Veríssimo e recebendo o apoio da Prefeitura, o gerente Jean Queiroz vem adotando a postura de vigiar as reuniões dos trabalhadores e impedir o trabalho do sindicato. As ameaças, porém, só acontecem com a diretora do Sindsaúde Simone Dutra, que trabalhou durante cinco anos na comunidade de Jardim Lola e está cumprindo legalmente sua atividade sindical. Como se vê, as atitudes violentas do gerente também representam uma agressão contra as mulheres. “Eu estou trabalhando para o prefeito.”, é o que sempre diz Jean Queiroz.
O Núcleo do Sindsaúde de São Gonçalo repudia qualquer tipo de intimidação e tentativas de impedir o trabalho do sindicato. Vamos tomar todas as medidas necessárias para denunciar a agressão sofrida pela diretora Simone Dutra e enfrentar as posturas do gerente de Jardim Lola e do prefeito Jaime Calado, que insistem em atacar os direitos dos servidores. O Núcleo do Sindsaúde não vai parar sua atividade sindical e continuará organizando e defendendo todos os trabalhadores do município. Não vamos aceitar intimidação.
NÚCLEO DO SINDSAÚDE DE SÃO GONÇALO
Comentários