CARREIRA DOCENTE E CAMPANHA SALARIAL EM DEBATE COM A PRESIDENTE DO ANDES-SN

Prezad@s,

No próximo dia 19 de novembro, sexta-feira, às 15 horas, no anfiteatro A do CCET, a presidente do ANDES-SN, professora Marina Barbosa Pinto, estará proferindo uma palestra/debate sobre a campanha salarial de 2011 e a proposta de carreira docente, elaboradas pela diretoria do sindicato, junto com as seções sindicais, e que é tema central a ser deliberado no XXX Congresso.

A busca, pelos sucessivos governos, por resultados quantitativos - neste momento traduzida pela minuta de Projeto de Lei sobre carreira docente das universidades federais – vem impondo aos docentes, seguindo a lógica produtivista, uma jornada de trabalho exaustiva que, além de fragilizar a saúde do trabalhador docente, compromete a qualidade do desempenho das atividades acadêmicas, inviabilizando as necessárias condições para a garantia da indissociabilidade  entre ensino, pesquisa e extensão.

A proposta de carreira divulgada/anunciada pelo governo, entre outras questões, está estruturada de forma que institucionaliza, via carreira, a política de gestão por metas, atrelando ainda a questão salarial à mesma, o que reduz o debate sobre carreira a uma discussão limitada de grade salarial.

Aliás, sobre a questão salarial é imprescindível que desde já o sindicato/ANDES-SN se debruce sobre a matéria a fim de que se formule uma Proposta de Campanha Salarial para 2011.

Em relação aos docentes aposentados as duas matérias em questão – CARREIRA E SALÁRIO – têm importância fundamental pelas conseqüências que poderão advir. Vem sendo política governamental recorrente buscar prejudicar salarialmente os aposentados através de mudanças na grade salarial. Assim, é tarefa do ANDES-SN continuar a luta em defesa da manutenção da paridade, com integralidade, entre ativos e aposentados.

A discussão e tomada de decisão sobre essas questões não pode está dissociada das dificuldades que os sindicatos enfrentam na atual conjuntura. Dificuldades essas que precisam ser identificadas para que, juntos, categoria e sindicato, por meio do debate franco e aberto, encontrem as soluções que possibilitem a conquista das nossas reivindicações.

Para discutir esses pontos, entre outros, é que estamos marcando este encontro com a nossa companheira 
 
Marina Barbosa.

                                    COMPAREÇA, A SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL.

Comentários

Lauro disse…
pessoal, vamos divulgar o aumento da passagem de ônibus para R$2,30 por aqui?