Estudantes ocuparam a copiadora Servgráfica na UFRN por 8 horas

Na manhã desta terça-feira (5), o Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS) da UFRN, a Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL) e diversos estudantes realizaram um ato público no Setor V da universidade e fecharam a unidade da Servgráfica (empresa responsável pelo serviço terceirizado de cópia/xerox). O protesto “Pela UFRN que queremos!” reuniu dezenas de estudantes e teve como objetivo colher assinaturas para uma pauta de reivindicações.

Confira as reivindicações:
1.      Resolução dos problemas relativos ao serviço de Xerox no campus: fim das filas e melhor estrutura;
2.      Fim das privatizações na UFRN! Não queremos pagar pelo lucro de empresa nenhuma: que a Universidade ofereça o serviço da Xerox e do Restaurante Universitário;
3.      Assistência estudantil de verdade: Xerox e Restaurante Universitário a preço de custo, rumo à gratuidade!
4.      Nenhuma cobrança de taxas pelos projetos/programas de extensão: Universidade pública tem obrigação de atender à sociedade de forma acessível.

O protesto corria de forma tranquila, até que um dos gerentes da empresa Servgráfica procurou os manifestantes para pedir a abertura da sala. Segundo ele, os estudantes deveriam cobrar melhorias da professora Ana Lúcia, diretora do CCSA, já que “é ela que não libera uma sala maior para propiciar um melhor atendimento”, apesar dos vários pedidos feitos. Em seguida, o gerente da Servigráfica decidiu procurar a direção do CCSA a fim de expulsar os estudantes do local. O gerente ainda ameaçou chamar a guarda universitária.

 “Mal sabe o gerente da Servgráfica que nossa luta não é somente para melhorar a qualidade do serviço oferecido, mas também pela expulsão de qualquer empresa privada que atue dentro da UFRN. Queremos a Servgráfica fora do campus e que a universidade ofereça o serviço a preço de custo, rumo à gratuidade!”, disse Micaela Costa, militante da ANEL.
 
Dessa foram, os estudantes continuaram suas reivindicações na porta da copiadora, quando, por volta do meio-dia, receberam uma resposta da diretoria do CCSA através de um documento, que se mostrava à disposição para discutir no próximo dia 07 (quinta-feira), às 15 horas. Mesmo com a sinalização por parte da direção do CCSA em negociar, os estudantes decidiram continuar sua manifestação, com o objetivo de mostrar a seriedade e a força do movimento estudantil, fazendo o balanço da atividade realizada e organizando outra manifestação no dia da reunião.

A ANEL e o CASS-UFRN se orgulham do sucesso da manifestação e parabenizam todos os estudantes presentes pela força e perseverança que demonstraram nessas muitas horas de reivindicação.






Comentários

Podesermelhor disse…
Me fizeram ter orgulho do Mov Estudantil de novo!!