CARTA ABERTA SOBRE AS ELEIÇÕES DO CCSA



*Carta entregue as duas chapas no debate que ocorreu hoje, no auditório do NEPSA.

No contexto da atual conjuntura, a educação pública brasileira vem passando por um intenso processo de sucateamento em todos os níveis: pesquisa, ensino, extensão. Embora este processo, aprofundado pelo REUNI do Governo Lula, continue sendo implementado, intensificando a ausência de professores, a precariedade da estrutura física para os estudos ou a falta de assistência estudantil que garanta a permanência dos alunos na universidade, nós – estudantes de Serviço Social – continuamos na luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada. Entendemos que este processo já se inseriu na UFRN, pois sentimos na pele todas as conseqüências da inserção do neoliberalismo na nossa educação. Nossos professores continuam sem sala adequada para desenvolver projetos de pesquisa e orientação individual, não há verbas suficientes que garantam a nossa participação em congressos fora do estado e do país, não há laboratórios que atendam a demanda dos estudantes, não há material bibliográfico suficiente, não há infra-estrutura nas próprias salas de aula, não há segurança dentro do setor, enfim, o que encontramos no CCSA é um isolamento do restante da universidade.
          
E um dos elementos responsáveis por isso, além da política do Governo Federal e da Reitoria, se deve a uma gestão que não atendeu aos interesses dos estudantes, que não dialogou nem ouviu nossas necessidades. Diante das eleições para uma nova direção, com propostas que divergem dos interesses estudantis, nós, do Centro Acadêmico de Serviço Social, apresentamos nossas propostas para que sejam discutidas pelas duas chapas e que estas DEMONSTREM SEU POSICIONAMENTO SOBRE AS REIVINDICAÇÕES COLOCADAS.

Segue abaixo as propostas dos estudantes que não suportam mais o descaso com a educação pública.



PAUTA DE REIVINDICAÇÕES


- Financiar a ida a congressos, encontros estudantis e a apresentações de trabalhos em eventos de todos os estudantes, sempre que houver a necessidade de deslocamento a outro estado, cidade distante ou outro país.

- Oferecer o serviço de xerox por meio da Universidade, sem terceirizações, a preço de custo, rumo a gratuidade.

- Maiores recursos e autonomia financeira para os departamentos dos cursos do CCSA.

- Garantir a constante manutenção dos computadores, equipamentos de mídia, dos setores de aula, assim como dos laboratórios de informática e estrutura física do Centro.

- Inserção da diretoria do Centro na defesa de pontos de luta dos estudantes, a fim de proporcionar a interlocução destes com a Reitoria, exigindo desta os seguintes pontos:

o   Ampliação do material didático na biblioteca;
o   Xerox oferecida pela universidade, a preço de custo e rumo à gratuidade;
o   RU para toda a comunidade universitária, de qualidade, a preço de custo e rumo à gratuidade;
o   Ampliação da frota de circulares;
o   Aumento do número de docentes por aluno por meio de concursos para professores efetivos;
o   Paridade real entre docentes, funcionários e estudantes nas eleições e conselhos universitários;
o   Não à terceirização dos serviços e incorporação dos trabalhadores terceirizados à UFRN.

-- 

.::: Centro Acadêmico de Serviço Social - UFRN
Gestão 2010/2011: "Se muito vale o já feito, mais vale o que será!" .:::
www.cassufrn.blogspot.com  e  @cassufrn

Comentários