Nas eleições do CCSA, o CASS vota nulo!


Nas eleições do CCSA, o CASS vota nulo!


            Nestas eleições para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN muito foi discutido entre os departamentos e as chapas, entre os professores e as chapas, entre os estudantes e as chapas. Muito foi discutido em matéria de inovações e renovações. Muito foi discutido e deve continuar sendo discutido pelos próximos anos.
            Entretanto, entendemos que apesar da intensa discussão realizada, as propostas de ambas as chapas não dialogaram com as demandas dos estudantes. E não dialogam porque vão de encontro com muitas bandeiras históricas do movimento estudantil, que pauta a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada – o que não corresponde com a realidade do nosso Centro, muito menos com as propostas que as chapas defendem.
            Diariamente os estudantes se defrontam com uma série de desafios para poder estudar: passam muito tempo na Xerox que não oferece qualidade no serviço e que está lotada, pois não há espaço para outros pontos de copiadoras; não podem apresentar trabalhos em congressos, pois não há assistência estudantil que financie a ida para os eventos, embora o estudante vá representando a UFRN; não há qualidade nos laboratórios, pois os computadores são antigos e não dão conta da demanda do CCSA; não há sala para que os nossos professores possam trabalhar em suas bases de pesquisa ou ofertar orientações individuais, tendo que dividir um pequeno espaço com outros professores e assim fazer um rodízio de atendimento aos estudantes e não há, por parte da diretoria do Centro, um apoio à luta dos estudantes, de maneira a intervir junto da reitoria e exigir que nossos direitos sejam efetivados.
            E quando falamos em direitos, falamos em poder estudar com qualidade. Qualidade essa que não está impressa na política do REUNI - avaliado positivamente pelas duas chapas - que promove uma expansão sem qualidade.
            Queremos estudar em locais com estruturas apropriadas, queremos Xerox a preço de custo, rumo à gratuidade, queremos assistência estudantil completa, queremos nos inserir em bases de pesquisa com espaços adequados, queremos laboratórios, queremos um CCSA que possa intervir pelos estudantes na reitoria. Queremos um CCSA que não aposte em propostas e sim em ações efetivas que garantam ao estudante uma formação com qualidade. Queremos um CCSA que respeite os estudantes, que ouça suas vozes e garantam o direito por uma formação profissional de verdade.
            Assim, na defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada, votamos nulo, pois não podemos concordar com o projeto de educação que ambas as chapas defendem.

Centro Acadêmico de Serviço Social – UFRN
Gestão 2010/2011: “Se muito vale o já feito, mais vale o que será!”

Comentários