A decisão foi tomada na plenária nacional da Fasubra, realizada ontem (01), em Brasília. O SINTEST/RN esteve representado por quatro delegados, sendo três de base (Iêda Salviano, José Talvanes e Meneleu Lins) e um de direção (José Rebouças). Dos 63 votos favoráveis à greve já no dia 06/06, quatro foram da nossa delegação. Completando o placar, 61 foram contrários, além de uma abstenção.
Segundo a Fasubra, em ofício encaminhado à Federação, assinado pelo Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, e pelo Secretário de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier Paiva, o governo “reafirma compromisso com a Mesa de Negociação”, e sinaliza que os debates acerca da formulação de propostas devem observar os prazos da LDO, confirmando a realização agendada para o próximo dia 7 de junho. Por fim, disse que essa reunião "poderá pactuar um prazo para a conclusão da negociação".
Entre vários pontos da pauta de reivindicações, destacamos os seguintes:
- Piso de três salários mínimos e step 5%;
- Racionalização de cargos;
- Rreposicionamento de aposentados;
- Mudança no Anexo IV (incentivos de qualificação);
- Devolução do vencimento básico complementar absorvido;
- Isonomia salarial e de benefícios.
A Assembleia de deflagração da greve no Rio Grande do Norte será na próxima segunda-feira (06/06), às 8h30, na reitoria da UFRN. A Ufersa também faz assembleia esta semana, no dia 02 de junho, às 9h, no auditório Amâncio Machado, no centro administrativo da universidade, em Mossoró.
FONTE: SINTEST - RN
Comentários