Nota de Agradecimento aos estudantes que elegeram a Chapa 1 para o CASS continuar no rumo da luta!

AGRADECIMENTO AOS ESTUDANTES  DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRN

Estudantes de Serviço Social,

No dia 30/11 ocorreram as eleições para o Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS). Há muito tempo os estudantes do nosso curso não vivenciavam um processo eleitoral tão rico do ponto de vista do nível de politização, além da compreensão sobre a importância de participar deste espaço democrático de escolha da direção do nosso CASS. Por isto, nós da CHAPA 1 “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!” sentimos orgulho de construir esse processo e, ainda mais, de termos vencido a eleição de forma incontestável, contando com a confiança e o voto de 107 dos 198 estudantes que votaram nas eleições.
 
Este resultado é reflexo do trabalho das últimas gestões do CASS, que proporcionou espaços democráticos e transformou nosso CA na entidade mais combativa e democrática da UFRN. Em toda a Universidade somos referência para os estudantes pela luta, coerência e trabalho de base que fizemos, cumprindo muitas vezes o papel do DCE, dirigido majoritariamente pelo PT, que tem sido instrumento de defesa do Governo Dilma e da Reitoria, ao invés dos estudantes.
 
Aliando essa experiência de independência, democracia e luta com a participação de novos ativistas do movimento estudantil (fizemos um chamado de unidade a todos os que tivessem acordo em manter o CASS nesse rumo), foi que conseguimos construir um grupo de 18 membros – entre estudantes independentes e militantes da Assembléia Nacional de Estudantes – Livre!/ANEL –, o que resultou numa chapa com 70% de renovação, reflexo do trabalho de base dos últimos anos e também da política da renovação de nossos dirigentes, já que não queremos que estes sejam eternizados à frente das entidades.
 
Mesmo com algumas pessoas rejeitando o nosso chamado à unidade, procuramos manter o alto nível político da campanha durante todo o processo. Ao contrário de alguns componentes da chapa de oposição – como os militantes da Corrente Proletária Estudantil/POR, que precisaram mentir, afirmando que o CASS não propiciava espaços democráticos e nem ouvia a base, como forma de conseguir alguma audiência entre os estudantes –, nós não construímos nossa campanha baseada em calúnias. Defendemos intransigentemente a continuidade do CASS como entidade independente de Governos, da Reitoria e empresários; com total autonomia frente aos partidos políticos e demais entidades do movimento estudantil; com auto-suficiência do ponto de vista financeiro; e que luta todos os dias tanto pelas demandas do nosso curso, quanto – articulado com as lutas gerais do movimento estudantil e da classe trabalhadora – por uma educação laica, pública, gratuita e de qualidade. Este foi o norte das últimas gestões do CASS, foi o que defendemos nas eleições e será o programa com o qual  atuaremos durante essa nova gestão que se inicia.
 
E os estudantes de Serviço Social entenderam nosso recado. Deram uma resposta clara, optando por manter o CASS  no caminho da independência, da luta e da democracia. E por isso que agora nos dirigimos a todos para agradecer os 107 votos e reafirmar nosso compromisso de defesa dos interesses do conjunto dos estudantes de Serviço Social (dos que votaram e dos que não votaram em nossa chapa). Seguimos na luta, proporcionando espaços democráticos para que todos os estudantes participem e se manifestem, respeitando a pluralidade política existente no nosso curso e organizando um  movimento estudantil combativo, pela educação que defendemos e pela sociedade sem opressão e exploração que tanto almejamos. Vamos à luta!

GESTÃO 2011/2012: SE O PRESENTE É DE LUTA, O FUTURO NOS PERTENCE!

Comentários