IV EPMARX: INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

 CONVOCATÓRIA

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas tem a honra de convidar todos(as) interessados(as) para participar do IV Encontro de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX), que ocorrerá entre os dias 22, 23, 24 e 25 de Agosto de 2012, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Centro de Educação (CE), com o tema: “Revolução: Utopia ou Possibilidade Histórica”.
Esse Encontro tem como objetivo compreender a realidade no contexto atual e as possibilidades de revolução que se apresentam, refletindo e tensionando a contradição utopia ou possibilidade histórica. Para tal, esse espaço político científico, no IV encontro visa possibilitar debates sobre a temática e a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos participantes, sob o ponto de vista crítico, tendo como eixo a perspectiva materialista histórico dialética e como corte a questão das possibilidades de revolução nos dias de hoje, entendendo que o mundo apresenta um momento histórico em ebulição a exemplo da Primavera Árabe e dos movimentos de jovens na Europa, dentre tantos outros .
           O prazo para entrega de resumos expandidos dos trabalhos que serão apresentados no IV EPMARX será até o dia 31.05.12, ao enviar o trabalho o interessado deverá especificar no e-mail (no campo: Assunto) se é referente a inscrição, resumo expandido, etc. É necessário também que informe no e-mail quais os recursos didáticos que precisará na apresentação. Em breve enviaremos outra convocatória com o novo prazo para entrega dos trabalhos completos. A taxa solidária será de R$20,00 (vinte reais), não é obrigatório o pagamento para participar, a taxa servirá para custeio do evento e do certificado, portanto quem contribuir terá direito aos materiais do evento e certificado.

Os eixos para apresentação de trabalho serão:
1 – Marxismo: história, crise e revolução
2 - Revolução e transformação social
3 – Marxismo e Educação
4 - Questões do marxismo na atualidade

Para participar com a apresentação de trabalhos, o interessado deverá compor um resumo expandido, de 2 a 4 páginas (laudas), com margem de 2,5cm, e espaçamento 1,5, fonte The Times Roman tamanho 12, direcionando a um dos grupos de trabalho para o emailepmarx2012@yahoo.com.br  a partir de 01 de março até o dia 20 de abril de 2012.

Os trabalhos deverão vir identificados com:
-  Nome completo do autor (ou dos autores)
- Relação com a instituição
- Eixo de trabalho escolhido.
- No espaço ASSUNTO do e-mail deve ser assinalada a devida identificação: Ex:  TRABALHO-EIXO1

Poderão ser enviados mais de um trabalho individual ou em grupo, mas apenas um será apresentado no evento. Os trabalhos têm por objetivo servir como instrumento de debate nos grupos de trabalho.
Os trabalhos serão apreciados pelo Comitê Científico do evento.
As inscrições serão iniciadas dia 01 de Março, com valor de R$ 20,00 (vinte reais) que deverá ser depositado na conta abaixo informada e enviado o comprovante de depósito via e-mail, ou apresentado na mesa de credenciamento junto com a ficha de inscrição até o dia 23/05/2012.

A inscrição também poderá ser realizada no local do evento, desde que haja vagas.
Caixa Econômica Federal
Agencia 1030 operação 013
Conta poupança 15551-7 João Lopes de Melo
Telefone de contato: 81 21268325 (Depto de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação - UFPE)

PROGRAMAÇÃO: de 22 a 24 de agosto de 2012.

DIA 22 – Quarta-feira
14:30 – Credenciamento 
19:00 – “REVOLUÇÃO: UTOPIA OU POSSIBILIDADE HISTÓRICA?”

DIA 23 – Quinta-feira
08:30 – O BRASIL E A QUESTÃO DA REVOLUÇÃO
14:30 – Grupos de Trabalho
19:00  - OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA

DIA 24 – Sexta-feira
08:30 – REVOLUÇÃO SE APRENDE? RELAÇÕES ENTRE REVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO
15:00 – ENCONTRO DOS GRUPOS DE ESTUDOS
18:00 –  Encerramento e festa

Comentários