ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DA UFRN, JÁ!

Estamos vivendo um momento histórico no nosso país, desde dia 17 de Maio professores lutam contra o governo Dilma que desconsidera as necessidades materiais e educacionais dos docentes. Hoje, são 51 Instituições Federais de Ensino Superior que deflagraram greve, algumas destas decretaram greve estudantil. Diante desse contexto, não podemos admitir que as direções tanto do movimento docente (ADURN) como do movimento estudantil (DCE) da UFRN sejam um entrave na luta em defesa da Universidade Pública e Gratuita. 


A pauta de reivindicações dos docentes é bastante ampla e não se restringe apenas a luta econômica. Abrange desde a garantia do Plano de carreira, que o governo se prontificou a renovar com o prazo de 31 de março de 2012, até a precarização da infraestrutura causada pela implementação do Reuni do Governo Lula, o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, em 2007, que expandiu o número de vagas nas Universidades Federais, sem garantir o aumento das verbas, o que implicou em falta de estrutura, salas, RU’s e residências universitárias superlotadas, laboratórios incompletos e falta de material bibliográfico. No Governo Dilma – que prefere encher o bolso dos banqueiros a investir na educação – essa lógica de precarização permanece e, por isso, a greve foi deflagrada e tem tanta força.



A realidade dos professores e dos estudantes da UFRN não é diferente. Assim como a nível nacional, os problemas causados pelo Reuni, a falta de investimento e o descaso do governo com a educação também trouxeram consequências para nossa Universidade, bem como: o número elevado de professores substitutos, salas de aulas superlotadas, seletividade da assistência estudantil, falta de estrutura básica para os estudantes e professores, número restrito de bolsas de iniciação cientifica e monitoria, a exploração dos bolsistas de apoio técnico, a defasagem de muitos laboratórios de informática, falta de material na biblioteca, taxas, dentre outros.

Acreditamos que este é um momento histórico de luta e a unidade entre professores, estudantes e funcionários podem arrancar grandes conquistas em prol da universidade verdadeiramente publica e gratuita. Por isso exigimos que o DCE convoque assembleia estudantil - amplamente divulgada com faixas, cartazes, carro de som, etc - para se construir uma pauta coletiva. 

ATÉ A ADURN JÁ CHAMOU UMA ASSEMBLEIA GERAL, E O DCE? VAI FICAR PARADO?

Coletivo de Professores e Estudantes em luta da UFRN

Comentários