Nota da ABEPSS de apoio à greve dos professores das instituições federais e ao sindicato nacional - Andes e seções


NOTA DA ABEPSS DE APOIO  À GREVE DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E AO SINDICATO NACIONAL - ANDES E SEÇÕES


A ABEPSS manifesta seu apoio à greve das instituições de ensino federais, que já somam mais de 45 unidades com greve deflagrada, e  reconhece sua legitimidade  por entender que a atual política de educação no país revela um alto nível de precarização do trabalho docente, que impacta severamente a qualidade do ensino e da produção de conhecimento que responda às necessidades sociais.

As seções sindicais pelo país afora e adentro, denunciam as precárias condições de trabalho, agravadas pelo REUNI, que amplia o acesso dos estudantes ao nível superior em cursos sem professores e técnicos suficientes, sem prédios apropriados, sem laboratórios. Agregadàs deficiências estruturais, a carreira docente proposta pelo governo expressa um projeto de universidade daninho à produção do conhecimento crítico, empurrando os docentes para a lógica produtivista na graduação e na pós-graduação,  desvinculando a universidade de sua função social. A proposta do governo para a progressão funcional é absolutamente desestimulante impondo aos docentes uma lógica de competição individual rumo a um afunilamento para ascender e se aposentar como professor associado ou titular (neste caso tendo que se submeter a outro concurso para vagas escassas). Se considerarmos a vigência do teto mínimo para aposentadoria do servidor no valor de cerca de R$ 3.900,00, se revela a face perversa do governo, pois ao se aposentar após o árduo percurso da progressão funcional, o docente não receberá a totalidade do seu vencimento, sugerindo que o servidor apele inevitavelmente para a previdência privada complementar, privilegiando mais uma vez o mercado financeiro. Tal cenário torna inviável o projeto de uma universidade pública, laica, gratuita e socialmente referenciada. Diante disso, o ANDES-SN defende uma carreira unica não só para os docentes do ensino superior como também para os docentes do ensino basico, tecnico e tecnológico das instituições federais de ensino.

O movimento de greve, nessa conjuntura nacional e internacional de privilegiamento do mercado financeiro em detrimento dos necessários investimentos nas políticas sociais, acena para a necessidade de ruptura com esse projeto convocando todos os segmentos das instituições federais de ensino a abdicarem dos lamentos individuais e se lançarem nessa luta coletiva, pressionando o atual governo, adensando a luta dos servidores públicos federais, na defesa da política pública de qualidade para a população brasileira.

Nesse sentido, a ABEPSS orienta que as unidades acadêmicas de Serviço Social, com a militância de seus docentes, técnicos-administrativos, supervisores de campo e discentes, se somem a essa luta. 

Busquem informações nas respectivas seções sindicais, no sitio eletrônico do ANDES-SN, na rede social do Comando Nacional de Greve através do endereço https://www.facebook.com/CNGANDES. Além dos sitios oficiais do movimento sindical, há renomados professores/pesquisadores analisando a greve na atual conjuntura nacional e internacional. O texto do prof. Dr. Marcelo Badaró da UFF pode ser acessado através do endereço: http://nabruzundanga.blogspot.com.br/2012/05/algo-de-novo-no-reino-das-universidades.html e do Prof. Dr. Roberto Leher no endereço:http://www.onortao.com.br/ler3.asp?id=56535

Comentários