Informe

Como se não bastasse uma Administração que investe em uma segurança privatizada a serviço da repressão aos estudantes e suas manifestações, que persegue e tenta encarcerar estudantes que denunciam os desmandos existentes na Universidade, que agride dirigentes sindicais; agora nos deparamos com mais uma ação tirana e antidemocrática, que utiliza de um Conselho totalmente montado pela Reitoria, a serviço da aprovação dos projetos do Governo, sem qualquer discussão com os que realmente fazem o dia a dia da UFRN.

Nesta última quinta-feira (20/12/12), às vésperas do encerramento do semestre letivo, a Reitoria da UFRN praticou mais uma ação vergonhosa entre as tantas que já nos acostumamos a ver durante essa gestão, “aprovando” o decreto do Governo Dilma que abre caminho para privatização dos hospitais universitários (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH).

A Reitoria já havia tentando aprovar a EBSERH em duas outras ocasiões, sem promover qualquer debate com o conjunto dos estudantes, técnicos-administrativos e docentes, que se mobilizaram para exigir um plebiscito sobre o tema.

No entanto, estrategicamente, a reitora chamou um CONSUNI para o dia 20/12/12, mais uma vez com o objetivo de aprovar de qualquer forma a EBSERH. Assim, temendo que a força da mobilização dos estudantes, professores e funcionários impedissem os seus planos de ratificar a política de privatização do Governo Dilma, a Reitoria montou um verdadeiro Golpe, que incluiu a mudança de horário do CONSUNI das 15h para as 14h sem qualquer divulgação prévia à comunidade acadêmica. Além da mudança de horário, e com a intenção da não participação da comunidade acadêmica, reforçou a guarda nos arredores da reitoria impedindo o direito de Ir e Vir dos estudantes, e a organização de um bloco de Conselheiros indicados e submissos à Administração que chegaram ao local e trancaram a sala onde ocorreria o CONSUNI. Assim, a “votação” durou exatamente 48 segundos, na qual a Reitora consultou os Conselheiros e, valendo-se da unanimidade dos presentes, encerrou a sessão.

Este episódio demonstra mais uma vez que é preciso combater as práticas autoritárias da Reitoria da UFRN.

A EBSERH significa a mercantilização da saúde e da educação; a perda da autonomia universitária; a perda do tripé ensino-pesquisa-extensão; a porta dupla nos hospitais (dos que podem pagar e dos que não podem pagar). Significa um ataque ofensivo ao artigo 207 da Constituição Federal que trata da autonomia universitária (Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão). Com a EBSERH, os hospitais universitários deixarão de ser espaço de ensino para ser entregues aos ditames do cenário da sociabilidade do capital, reforçando assim a lógica empresarial uma vez que transfere o patrimônio das universidades públicas para empresas públicas de direito privado.

Mas a luta não termina aqui. Embora a reitora busque meios de desmobilizar o movimento, de descaracterizar a universidade Pública e avançar na privatização da educação, é preciso seguir denunciando essas práticas antidemocráticas, privatistas e organizando a comunidade universitária para resistir aos ataques que virão, fruto da aprovação da EBSERH. O CASS/UFRN se soma a essa luta e chama todos os estudantes do Serviço Social a reforçá-la.

Centro Acadêmico de Serviço Social
“É tempo de mudança, é tempo de troca, é tempo de luta”
Gestão 2012/2013.

Comentários